Entretenimento
Os anos que precedem o golpe militar pelo olhar de Ruy Guerra
A partir dos anos 1960 o cinema independente torna-se cada vez mais essencial em um processo de revisão de conjuntura que se desenvolve em oposição ao fracasso da experiência do cinema industrial, e era composto por uma produção artesanal, rápida e fora dos estúdios.
Entretenimento
Metrópolis: A Revolução Começa na Tela da Redflix!
O ano é 2026, a população mundial se divide em duas classes: a elite dominante e a classe operária; esta é condenada desde a infância a habitar os subsolos, escravos das monstruosas máquinas que controlam a Metrópolis. Quando o filho do criador de Metrópolis se apaixona por Maria, a líder dos operários, tem início a mais simbólica luta de classe já registrada pelo cinema.
Dramas
HARAKIRI, a lâmina samurai que corta a hipocrisia dos samurais
No século 17, o Japão não está mais em guerra e o país é administrado com firmeza. Hanshiro Tsugumo (Tatsuya Nakadai), um samurai desempregado, bate à porta da poderosa dinastia Ii. Recebido por Kageyu Saitô (Rentarô Mikuni), o diretor do clã, Tsugumo lhe pede permissão de cometer suicídio por harakiri em sua residência. Na tentativa de dissuadi-lo, Saitô lhe conta a história de Motome Chijiwa (Akira Ishihama), um antigo samurai que desejava cumprir o mesmo ritual.
Notícias de filmes
A paixão de Joana D’arc: o fardo da heresia, o grito da resistência
Joana, a camponesa visionária, a guerreira que ousou desafiar a ordem estabelecida, é levada a julgamento pela Igreja e pela Coroa. Acusada de heresia, ela enfrenta a fúria dos poderosos, a tortura física e psicológica, a solidão da incompreensão. Mas sua chama interior, a chama da justiça e da liberdade, jamais se apaga.
Notícias de filmes
“Cidadãos leais de Pyongyang em seul”: o documentário que desmascara a farsa da “liberdade”
Documentário sul-coreano sobre cidadãos da Coreia do Norte que foram para a Coreia do Sul e contam suas experiências de vida tanto nos dois regimes, em uma versão um pouco diferente do que estamos acostumados a ouvir.
Dramas
“Estamira”: um grito de liberdade que ecoa do lixão
Uma mulher, um furacão, uma força da natureza. Catadora de lixo, filósofa, profetisa. Estamira vive no aterro sanitário Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, e sua voz ecoa com a sabedoria dos excluídos, a lucidez dos marginalizados.